sábado, 2 de janeiro de 2021

RESUMO DO FILME O TRIUNFO

 


Como professora alfabetizadora, desejei compartilhar um breve resumo do filme “O Triunfo” que mostra exatamente os desafios que um professor tem que enfrentar nas salas de aula. Embora o filme tenha sido lançado em 2006, quase 15 anos depois, a realidade das classes brasileiras não fica distante das classes americanas retratadas no filme. Só para refletirmos um pouco a respeito da profissão de professor: Ser professor é muito mais do que exercer uma profissão, é uma vocação, uma missão, um dos mais importantes ofícios dos quais depende o futuro de uma nação! E tantas vezes é também  pai, mãe, amigo...

O filme só reforçou a certeza de que devemos refletir diariamente sobre nossas práticas pedagógicas, principalmente quando nos deparamos com situações desafiadoras e uma turma intensamente problemática em comportamento, falta de estrutura familiar, violência, etc. Por tanto, esses fatores sociais não desanimaram o professor, só deram maior incentivo para que fossem aplicadas metodologias diferenciadas. Começou visitar as famílias de alguns alunos para conhecer a realidade de cada um, buscou aproximação com conversas etc.

Com base nas experiências obtidas, implantou um novo método: tratar os alunos como se fosse uma família. Ele queria que os mesmos aprendessem a verdadeira essência da instituição família que é: afetividade, amor, companheirismo e cumplicidade.

No entanto um aspecto bastante interessante abordado no filme é que na visão metodológica tradicional, atitudes como a do professor Ron Clarck, ainda nos dias de hoje encontram resistência por parte da gestão. O que acaba desestimulando as tentativas de propor novos procedimentos pedagógicos. A história mostra a superação, a importância das diferentes metodologias e a necessidade de o professor entender seu aluno. É um filme extremamente importante para todos aqueles que atuam na docência.

Porém, para o professor Ron Clark, nada disso tirou-lhe o imenso amor por sua profissão. As dificuldades só reacenderam a vontade de transformar aspectos como: desmotivação; desrespeito; indiferença; em algo positivo para que viesse mudar radicalmente a forma de tratamento na sala de aula, e o interesse dos alunos em realmente aprender.

Outro ponto interessante que chamou a atenção foi em relação à autoestima dos alunos. O professor observou a criatividade de cada um dos seus alunos, e apostou no potencial dos mesmos para melhor explorar o lado artístico, usando a música conseguiu melhorar o rendimento da turma nos assuntos que precisavam ser aprendidos. Alcançando assim, o objetivo de ser um verdadeiro educador, capaz de buscar soluções que estimularam o ensino-aprendizagem.

Sendo assim, o filme nos passa uma lição de que verdadeiros educadores são capazes de resolver situações como as abordadas na trama, com criatividade e amor a profissão. Para isso basta tratar as crianças, adolescentes e adultos com carinho, amor, atenção, dedicação e principalmente estimular, instigar a produção em sala de aula. Jamais diga a um aluno que ele não é capaz de aprender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário