terça-feira, 5 de janeiro de 2021

BREVE ANÁLISE DA MUSICA "O CADERNO"

 

Escolhi a musica “O caderno”, de Toquinho/ Mutinho, para fazer uma breve análise e lembrar um pouco a minha infância, pois na época que eu estudava não existiam cadernos bonitos como vemos nos dias de hoje, eram cadernos simples sem arame espiral. Como eu era uma criança pobre, meus pais não tinham condições financeiras para me dar um belo caderno, muitas vezes minha mãe fazia um caderno de folhas de papel almaço e eu ia toda feliz para a escola. Embora a música tenha sido lançada nos anos 80, ela retrata a importância do caderno para a minha geração. Hoje, claro, isso parece um absurdo com a facilidade dos impressos no computador e tudo mais... Na atualidade ele já não tem tanta importância para os estudantes, à tecnologia vem ganhando espaço nas salas de aula, e o caderno sendo substituído por  notbook e tabletes. Porém, no meu dia-dia em sala de aula, observo algumas meninas que ainda tem apego aos seus cadernos.

LETRA DA MÚSICA

O Caderno

Composição: Toquinho / Mutinho

 

Sou eu que vou seguir você

Do primeiro rabisco

Até o be-a-bá.

Em todos os desenhos

Coloridos vou estar

A casa, a montanha

Duas nuvens no céu

E um sol a sorrir no papel...

 

Sou eu que vou ser seu colega

Seus problemas ajudar a resolver

Te acompanhar nas provas

Bimestrais, você vai ver

Serei, de você, confidente fiel

Se seu pranto molhar meu papel...

 

Sou eu que vou ser seu amigo

Vou lhe dar abrigo

Se você quiser

Quando surgirem

Seus primeiros raios de mulher

A vida se abrirá

Num feroz carrossel

E você vai rasgar meu papel...

 

O que está escrito em mim

Comigo ficará guardado

Se lhe dá prazer

A vida segue sempre em frente

O que se há de fazer...

 

Só peço, à você

Um favor, se puder

Não me esqueça

Num canto qualquer...(2x)




BREVE ANÁLISE DA LETRA DA MÚSICA “O CADERNO”

Composição: Toquinho / Mutinho

Toquinho ressalta nos seus versos a importância do caderno como instrumento para o desenvolvimento emotivo e cognitivo da criança. Isto fica muito bem demonstrado na construção da poesia, que é dividida em quatro estrofes, cada uma representando uma fase do desenvolvimento humano, desde a infância até a chegada da fase adulta.

“O Caderno” marcou gerações a partir de 1983, quando foi lançada, é uma linda  música popular brasileira, obviamente pelo seu valor estético, incluindo letra e melodia, mas também por trazer a importância do significado de um simples objeto para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, principalmente as meninas, entendendo a infância como principal fase para a formação do olhar adulto para o mundo.

Nos primeiros versos, “o caderno” contribui para o desenvolvimento dos primeiros anos da infância, quando se realizam os primeiros contatos com a escrita, por meio dos “primeiros rabiscos até o bê-á-bá”, e também nas primeiras ilustrações feitas pela criança, através da experiência com os lápis coloridos utilizados nas  atividades realizados na escola ou em casa. Importante ressaltar que os desenhos citados pelo autor representam exatamente essas primeiras experiências com a linguagem escrita: desenhar uma casa, a montanha, o sol, a nuvem são as primeiras atividades realizadas nesse universo infantil.

 

Na segunda estrofe a música retrata a proximidade da adolescência quando as meninas começam a escrever seus diários fazer anotações, desenhos relacionados ao amor e a novas conquistas. As paginas do caderno  também escondem em algum lugar nossas confidencias amorosas e o nome da pessoa amada. Também é muito bem representada pelas “provas bimestrais”, que acontece entre o ensino fundamental e o fim do ensino médio. Além disso, é nessa fase que se realiza e se consolida as primeiras amizades, e o caderno pretende ser um desses amigos, apresentando-se como “confidente fiel”.

 

A música também ressalta a transição da fase criança para a adolescência, justamente “quando surgem seus primeiros raios de mulher”  percebe-se que, além da confirmação da figura feminina, aproxima-se a fase da maturidade. Quando  deixamos de dar importância a este grande amigo que nos acompanhou por grande parte de nossas vidas, quando a correria do dia a dia nos impossibilita de lembrar do quanto um objeto mesmo sem grande valor, foi capaz de guardar nossos segredos e se tornar o museu de nossas obras primas.

 O “feroz carrossel” e o “rasgar o papel” indicam adversidades que surgem com a velocidade da passagem dos anos e o aumento das responsabilidades inerentes ao fim da adolescência.

Na última estrofe desse belo poema-canção, “o caderno”  o compositor lembra que a vida segue em frente, pois não podemos lutar contra o tempo, a idade chega para todos a menina se tornou mulher. Porem entende a continuidade da vida. Mas solicita que seja incluído nesses próximos capítulos da existência feminina e que se preserve o vínculo afetivo construído entre os dois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário