terça-feira, 19 de janeiro de 2021

EU E CÁSSIA IMPERIAL

 

Há dois anos quando estive no estado do Amapá, eu e meu esposo fizemos uma visita na casa de meu cunhado que fazia muito tempo que não íamos lá. Ao chegarmos a sua casa, me deparei com uma árvore coberta de flores, perguntei qual o nome da planta, ele não soube me dizer, fiquei curiosa com tamanha beleza resolvi pesquisar sobre a árvore que tinha visto e encontrei; se tratava de uma Cássia imperial. 

Desde então, fiquei encantada com a beleza da árvore, e o perfume que exalava dela. Plantei as sementes, mas elas não germinaram. Porém, ainda vou tentar plantar um pé dessa linda árvore, que tem uma beleza exuberante no tempo de florada. Desenvolvi uma relação com a árvore, toda vez que volto à casa do meu cunhado fico a observar a planta, que também é utilizada para abrandar o calor do sol que reflete de frente com a residência.

A cássia-imperial é nativa da Índia e foi trazida para o Brasil como planta ornamental, onde se adaptou muito bem. Sua florada amarelo-ouro ocorre entre dezembro e abril, variando conforme o clima e a região do Brasil. Sua copa arredondada e os belos cachos de flores pendentes formam um delicado conjunto no jardim. A depender da região, esta espécie pode ser chamada também de cana-imperial, chuva-de-ouro, canafístula ou canafístula-verdadeira.

É uma árvore de crescimento rápido, que atinge um porte de 5 metros de altura, para 4 metros de diâmetro da copa arredondada. As folhas são pequenas e caducas. A floração decorre entre dezembro e abril e origina flores amareladas. A frutificação é do tipo vagem e decorre de setembro a novembro. É uma planta resistente ao frio.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário