quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

LENDA DO UIRAPURU

Neste post vou falar sobre a lenda do Uirapuru, que faz parte do folclore brasileiro rico em mitos, lendas, danças, festas e comidas.  O Uirapuru é um pássaro pequeno e raro que habita as florestas da Amazônia, seu canto encanta aqueles que têm o privilégio de escutar. Além de ser considerado um pássaro sagrado entre os índios Guaranis.

O canto do Uirapuru é melodioso por lembrar um flauta e dura apenas poucos minutos, no amanhecer e no entardecer, apenas enquanto o macho constrói o ninho.  Seu canto é tão lindo que serviu de inspiração ao poeta e compositor Heitor Villa-Lobos, que escreveu o poema sinfônico Uirapuru em 1917, baseando-se em uma lenda indígena e no material folclórico coletado em suas viagens pelo interior do Brasil. 

Para ler a lenda ( CLIQUE AQUI)

UIRAPURU (POEMA SINFÔNICO  DE VILLA-LOBOS)

Oh Tupã, se apressa em me salvar

Me transforma num pássaro

Para o meu amor eu poder visitar

O desalento se apoderou de mim

Meu cacique está a amar

Sua eleita atirou certeira a flecha

E por isso com ela, ele vai se casar

Vou fugir, vou voar

No norte do Brasil vou me instalar

Meu coração está em prantos

Longe do meu amado é meu lugar

Oh Tupã, dá-me um canto novo

Como o som de uma flauta quero sibilar

E ensinar aos pássaros todos

Como se deve cantar

Oribici não é mais o meu nome

Uirapuru-verdadeiro

Corneta ou músico estão a me chamar

Meu pobre corpo é disputado pelos homens

Como talismã de felicidade

E para que as pessoas

Às suas casas possam retornar

Índios e sertanejos dizem

Que sou sobrenatural

Uirapuru significa:

Pássaro que não é pássaro

Mas o próprio Tupã, deus imortal!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário