sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

O QUE É DISORTOGRAFIA?

 


Etimologicamente, disortografia deriva dos conceitos “dis” (desvio)+ “orto” (correto)+ “grafia” (escrita), ou seja, é uma dificuldade manifestada por “um conjunto de erros da escrita que afetam a palavra, mas não seu traçado ou grafia”( Torres & Fernandez, 2001, p. 76).

A disortografia é a dificuldade de fazer a associação entre os fonemas (som das letras) .É muito comum algumas crianças apresentarem confusões entre o uso da letra F ou letra V para escrever a palavra FACA ou VACA, no entanto espera-se que a partir do segundo ano de escolarização a criança já consiga assimilar as diferenças sonoras entre as letras. Porém, se as dificuldades persistirem, podemos dizer que a criança apresenta disortografia.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

MODERNISMO EM PORTUGAL


  

Iniciado por volta de 1915, o Modernismo português articulou-se em torno da revista Orpheu, organizada por nomes como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Almada-Negreiros. Insatisfeitos com os rumos da arte portuguesa, esses jovens artistas investiam como o academicismo, o Parnasianismo e o Saudosismo. Orpheu pregava o rompimento com o passado e o "inconformismo e a deificação do ato poético" ( Jorge Miguel). A intenção dos modernistas era derrubar as formas estabelecidas, sem ter programa definido, e escandalizar ( a revista não foi além do terceiro número).

O Modernismo pode ser dividido nas seguintes fases:

1915 a 1927: baseada em Orpheu e nas ideias futuristas.

1927 a 1940: baseada na revista Presença, propunha um resgate/renovação de Orpheu.

1940 a 1947: fase do Neo-realismo, voltada para realidade social.

1947 a 1974: fase surrealista.

1974 aos dias atuais: fase contemporânea, após o fim do salazarismo, com destaque para prosa.

Entre os autores modernistas, destaco Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada -Negreiro, Florbela Espanca, Aquilino Ribeiro, José Régio, Miguel Jorge, Antônio Botto, Irene Lisboa, Ferreira de Castro, Manuel da Fonseca, Lídia de Castro, José Saramago, entre outros.

domingo, 26 de setembro de 2021

AS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. ( RESENHA)

Por ocasião do curso de Educação Especial e Inclusiva discutimos o capítulo da obra Desenvolvimento Psicológico e Educação, onde a autora Gema Paniagua é uma das colaboradoras, a mesma aborda o assunto sobre as famílias de crianças com necessidades especiais. Este capítulo é dividido em três partes: A primeira parte centra na família da criança com necessidades educativas especiais, suas características, seu papel, suas reações e a interação entre seus diferentes membros. Na segunda, descrevem-se os modelos de relação entre o profissional e os pais. Por último, faz-se uma breve revisão da relação família e a escola e as diversas formas de colaboração.

 

O sonho ter um filho é um dos acontecimentos mais vitais para o ser humano. Uma criança na vida de uma família é sempre fonte de ilusões ou medos. A fantasia e as vivencias que se produzem em torno deles são muito profundas. Porém, quando essa criança tão desejada apresenta alguma dificuldade séria, tudo se torna particularmente difícil. Desde o momento em que os pais ficam sabendo da existência de uma deficiência, a preocupação com o presente e o futuro da criança aumenta enormemente. E dependendo dos casos, do momento evolutivo da criança, dos recursos pessoais e das condições da vida.