segunda-feira, 14 de julho de 2025

OS CONTOS INFANTIS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL

A literatura infantil desempenha um papel fundamental na vida da criança, contribuindo não apenas para a aprendizagem da linguagem, mas também oferecendo acesso ao imaginário coletivo. Como se sabe, a literatura infantil abrange diversos tipos de textos representativos, como as fábulas, os apólogos, as lendas, os contos maravilhosos, os contos de fadas, entre outros.

Desde o início da vida escolar, especialmente na Educação Infantil, é essencial trabalhar com textos que circulam socialmente, valorizando, assim, a literatura infantil. O contato frequente da criança com materiais de leitura é indispensável para despertar o gosto pela leitura, tornando-a um hábito e não uma atividade esporádica.

A literatura, e consequentemente a leitura, constitui um dos caminhos mais eficazes para desenvolver e estimular a formação de ideias, o que capacita o educando a produzir uma escrita coerente e lógica. É importante destacar que, por meio da leitura, a criança desenvolve a compreensão de si mesma e do mundo, vivenciando novas descobertas que contribuem significativamente para seu crescimento pessoal e social.

Os contos oferecem à criança a oportunidade de projetar sonhos e anseios por meio da fantasia, estimulando sua autonomia e fortalecendo a crença na transformação de suas fragilidades em potenciais. Assim, favorecem o enfrentamento de desafios, a adoção de novas posturas, o pensamento crítico e a possibilidade de mudar sua própria história.

De acordo com Piaget (1975), as crianças adquirem valores morais não apenas por internalizá-los ou observá-los externamente, mas por construí-los internamente, por meio da interação com o ambiente. Nessa fase do desenvolvimento, ouvir histórias — especialmente contos — constitui uma oportunidade real de aprendizagem e desenvolvimento.

O contato com livros de contos de fadas transporta a criança para um mundo mágico, permitindo-lhe soltar a imaginação e identificar experiências de vida que ela vivenciou ou vivencia em determinados momentos de sua existência. Que a educação, portanto, seja um espaço de descobertas, alcançadas por meio da participação e colaboração ativa de cada criança. Na literatura infantil, a criança aprende brincando, imersa em um universo de imaginação, sonhos e fantasias.

 


 

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