A literatura infantil desempenha um papel
fundamental na vida da criança, contribuindo não apenas para a aprendizagem da
linguagem, mas também oferecendo acesso ao imaginário coletivo. Como se sabe, a
literatura infantil abrange diversos tipos de textos representativos, como as
fábulas, os apólogos, as lendas, os contos maravilhosos, os contos de fadas,
entre outros.
Desde o início da
vida escolar, especialmente na Educação Infantil, é essencial trabalhar com
textos que circulam socialmente, valorizando, assim, a literatura infantil. O
contato frequente da criança com materiais de leitura é indispensável para
despertar o gosto pela leitura, tornando-a um hábito e não uma atividade
esporádica.
A literatura, e consequentemente a leitura, constitui um dos caminhos mais eficazes para desenvolver e estimular a formação de ideias, o que capacita o educando a produzir uma escrita coerente e lógica. É importante destacar que, por meio da leitura, a criança desenvolve a compreensão de si mesma e do mundo, vivenciando novas descobertas que contribuem significativamente para seu crescimento pessoal e social.
Os contos oferecem
à criança a oportunidade de projetar sonhos e anseios por meio da fantasia,
estimulando sua autonomia e fortalecendo a crença na transformação de suas
fragilidades em potenciais. Assim, favorecem o enfrentamento de desafios, a
adoção de novas posturas, o pensamento crítico e a possibilidade de mudar sua
própria história.
De acordo com
Piaget (1975), as crianças adquirem valores morais não apenas por internalizá-los
ou observá-los externamente, mas por construí-los internamente, por meio da
interação com o ambiente. Nessa fase do desenvolvimento, ouvir histórias —
especialmente contos — constitui uma oportunidade real de aprendizagem e
desenvolvimento.
O contato com
livros de contos de fadas transporta a criança para um mundo mágico,
permitindo-lhe soltar a imaginação e identificar experiências de vida que ela
vivenciou ou vivencia em determinados momentos de sua existência. Que a
educação, portanto, seja um espaço de descobertas, alcançadas por meio da
participação e colaboração ativa de cada criança. Na literatura infantil, a
criança aprende brincando, imersa em um universo de imaginação, sonhos e
fantasias.
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