terça-feira, 7 de maio de 2024

O RENASCIMENTO OU CLASSICISMO

O movimento renascentista teve origem na Itália, no século XIV. O desenvolvimento do comércio e das cidades faz nascer um espírito de otimismo, de confiança no homem   (antropocentrismo) e no futuro, que se contrapõe ao teocentrismo e à cultura clerical da Idade Média.

No sentido mais amplo, Renascimento é o movimento cultural que, em sua grande diversidade de manifestações, muitas vezes conflitantes, concretiza historicamente essa nova mentalidade. Em sentido mais estrito, é a assimilação da cultura greco-latina, promovida pelos humanistas.

No início, ainda apresentava marcas profundas da mentalidade medieval, que não desapareceriam de todo. Seu apogeu ocorreu no final do século XV e princípios do XVI, quando começam a surgir os primeiros sinais do movimento Barroco.

O Renascimento italiano difundiu-se pelos outros países da Europa apenas a partir do final do século XV. O Classicismo ficou marcado como um movimento que utilizava as ideias da Antiguidade acerca do equilíbrio e da harmonia das formas.

CARACTERISTICAS DO RENASCIMENTO NAS ARTES E NA LITERATURA

A principal tendência do Renascimento é o Classicismo, que se define pelas seguintes características:

·         Imitação dos autores gregos e latinos, modelos de perfeição estética;

·         Obediência a regra;

·         Busca da perfeição formal das obras;

·         Racionalismo; equilíbrio entre razão e emoção, entre razão e imaginação;

·         Impessoalidade;

·         Universalismo dos valores ideais do Bem, da Beleza e da Virtude.

Entretanto, o ideal de perfeição e equilíbrio estético do classicismo renascentista em nenhum momento se impôs de modo absoluto. No âmbito das artes, características medievais sobreviveram durante todo o período. Em sua última fase- o Maneirismo- o Renascimento já antecipa as características do Barroco: pessimismo, conflito, prevalência da emoção sobre a razão.

ALGUNS AUTORES MARCANTES DO PERÍODO CLASSICISTA SÃO:

William Shakespeare com obras que reverberam até hoje. Quem não conhece a história trágica do casal Romeu e Julieta? O autor também usou figuras pagãs em suas obras: a comédia “Sonhos de uma Noite de Verão” traz a presença de diversas fadas, elfos e seres místicos.

Luís de Camões o poeta abraçou o conceito do antropocentrismo Ele sintetizou esse pensamento na obra épica “Os lusíadas”.

Francisco de Sá Miranda que, influenciado por Petrarca – aquele senhor do doce estilo novo –, fazia poemas acerca das vantagens da vida rústica e da liberdade individual. Além disso, ele também criticava a ambição e a corrupção moral.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário