quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Análise da letra da música PLANETA ÁGUA

Esta é a maneira como eu interpreto a letra dessa música, não é uma análise literária e sim uma reflexão do que o compositor quis colocar na canção em relação a preservação da água, em nosso planeta. Outras pessoas podem ter outra opinião e interpretação, apenas quero compartilhar aquilo que penso a respeito de nossas atitudes como seres humanos dependentes deste liquido tão precioso que é a ÁGUA.

Análise da música Planeta Água (Guilherme Arantes)

Por: Mara Marques

A música Planeta água é uma obra musical de autoria do cantor e compositor Guilherme Arantes, que consiste em um alerta a população mundial de como devemos tratar da preservação das águas.

Composta e gravada em 1981, no gênero MPB com a produção de Fernando Adour, Liminha.

A música foi uma das finalistas do Festival MPB Shell, promovido pela TV Globo, tendo alcançado o segundo lugar.

Planeta Água é uma música que embora tenha sido lançada a mais de trinta anos, continua com uma letra atual, por tratar da preservação das águas e do Planeta Terra.

Conheça a letra da canção e descubra o significado por trás da letra.

 Planeta Água      

Água que nasce na fonte

Serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente

Riacho e desagua

Na corrente do Ribeirão

 

Águas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população

 

Águas que caem das pedras

No véu das cascatas

Ronco de trovão

E depois dormem tranquilas

No leito dos lagos

No leito dos lagos

 

Água dos igarapés

Onde Iara mãe d'água

É misteriosa canção

Água que o sol evapora

Pro céu vai embora

Virar nuvens de algodão

 

Gotas de água da chuva

Alegre arco-íris

Sobre a plantação

Gotas de água da chuva

Tão triste são lágrimas

Na inundação

 

Águas que movem moinhos

São as mesmas águas

Que encharcam o chão

E sempre voltam humildes

Pro fundo da terra

Pro fundo da terra

 

Terra! Planeta água

Terra! Planeta água…

Significado e análise da música

A música aborda o tema da preservação das águas, que é um “problema” mundial, e um compositor brasileiro teve a inspiração de compor tão bela letra. O Brasil possui os maiores depósitos de água potável do planeta. Desse modo, a composição chama a atenção para preservação do Planeta Terra. O autor tem a intenção de confirmar, através da música, a informação de que a maior parte do nosso mundo é coberta de água.

A primeira estrofe da musica fala das nascentes, o trajeto que a água faz para desaguar nos grandes grotões, rios e mares. Mostra-nos que as fontes de água doce nascem serenas e se transformam em grandes volumes de água principalmente na Amazônia, sendo que o rio nasce na Amazônia peruana e segue um longo caminho até desaguar em sua foz.

Em outro momento a canção nos fala das águas escuras dos rios, essa  característica de tonalidade se dá devido o trajeto que a água faz desde a sua nascente, até desaguar nos rios e mares. O autor nos alerta sobre a poluição do solo causada pelo homem, que altera a tonalidade da água. Mas, mesmo assim, alguns povos são obrigados a utilizar a água da forma como ela é oferecida pela natureza, contando que possa matar a sede das populações  que vivem em lugares remotos do Planeta. As águas do rio, ainda que poluídas, turvas, representam a vida para muitas pessoas.

Na terceira estrofe se vê a força das águas, que se formam em grandes cachoeiras, e quando desaguam formam lagos e lagoas.Também fala de um personagem do folclore brasileiro que é a IARA a mãe d’água, bela mulher que tem a metade do corpo em forma de peixe e habita os rios da região.

Faz-nos refletir sobre evaporação das águas, pois na Amazônia o Sol predomina a maior parte do ano e associado ao volume de água dos rios, formam muitas  nuvens que se transformam em chuva que voltam a terra, causando problemas de enchentes, inundações e alagamentos que atingem as grandes e pequenas cidades. Por outro lado, pode ser motivo de alegria para determinadas regiões, onde a seca predomina, fazendo com que a população viva com o mínimo de água para a sobrevivência.

 A música nos lembra dos aspectos negativos e positivos sobre o uso da água: ela é  fundamental para o funcionamento das hidroelétricas, que geram energia elétrica capazes de abastecer um país inteiro. Mas, traz consequências negativas, causa prejuízos irreparáveis à natureza, inundando grandes extensões de terra matando animais e a vegetação.

Sendo assim, a música Planeta água vem alertando gerações, há décadas sobre o mau uso da água, tanto que o autor repete várias vezes ”Terra Planeta água”. A composição tem a intenção de confirmar, através da música, a informação de que a maior parte do nosso mundo é coberta de água.

O Brasil tem os maiores depósitos de água potável do planeta.  Um deles fica em Alter do Chão, com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá. Essa quantidade de água será suficiente para abastecer a população mundial durante 500 anos. Porém, a música nos faz refletir que mesmo com um volume de água potável que existe em nosso país, temos que preservar as nascentes e mananciais de água doce, para que as gerações futuras não sofram as consequências do desperdício.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário